quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Lições do presépio!

TEMPO do advento. Em muitos lugares a catequese já se encontra de férias nesse período, o que é uma pena, pois perde-se a oportunidade de inseri-los nos mistérios desse tempo forte. 
Seria oportuno que explorássemos os símbolos mais significativos como: o presépio e a coroa do advento. Papai noel, árvores, luzes (embora tenha seus significados), já são explorados por demais pelo Natal comercial. 

UHMMM! Nada contra o bom velhinho, mas ele que coloque suas barbas de molho, pois quando os catequistas estiverem inseridos no processo de Iniciação Cristã, ele não será destacado e nem feito para ser  dado como lembrança de Natal.

Muitos de nossos catequizandos não tem presépios em casa, muitos talvez não por condições financeiras, mas por não ter conhecimento do significado desse símbolo. Sendo assim, a catequese precisa ser o tempo para dar sentido às coisas. Porque não dar como lembrança ou trabalhar com eles esse símbolo tão significativo. 

Fiz esse modelinho e recomendo.  


"O Natal centraliza diante de nossos olhos uma família. O presépio, necessariamente, não é mais que três figuras: o carpinteiro José, Maria de Nazaré e o menino deitado na manjedoura. As demais figuras, todas elas, são dispensáveis. Resultam da imaginação criativa e amorosa de São Francisco de Assis. Há presépios por demais imaginativos, onde essas três principais figuras quase desaparecem. Mais favorece a distração do que a contemplação do mistério

O presépio tem o poder de enlevar e transportar para o mundo do maravilhoso e nos convencer de que Deus não nos ama só de palavras. "A palavra se fez carne e fez sua morada entre nós". Como diz um poeta: "O presépio não é para ser somente admirado mas, sobretudo, para ser rezado". Ao contemplá-lo com os olhos da fé, nascem em nós vários sentimentos.

Em cada Natal, celebramos o nascimento do filho de Deus na história e em nossas vidas. Em cada Natal, participamos desse acontecimento salvífico anunciado pêlos anjos aos humildes pastores nos campos de Belém: "Hoje, nasceu-vos um Salvador". Este "hoje" nunca se faz passado. Depois desse "alegre anúncio", ninguém poderá mais sentir-se abandonado de Deus. Do Deus-conosco.

Na companhia dos pastores, revestidos de seus sentimentos e envolvidos pela mesma luz daquela "noite feliz", aproximemo-nos do presépio onde sempre encontraremos "Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura". Festejemos o Natal unidos a essa família, trazendo-a para a intimidade dos nossos lares."

texto de Dom Eduardo koiak... LVale a pena ler na íntegra. CLIQUE NO LINK A SEGUIR: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/bispo/12.htm


INFORMAÇÕES INTERESSANTES:



"Após as I Vésperas do I Domingo do Advento é a hora de montar a árvore de Natal, colocar a guirlanda na porta, armar o presépio, e mudar o capacho da frente de casa por um tapete com decoração natalina." (Rafael Vitola Brodbeck).

A árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, que é, para nós católicos, tempo de preparação. 

“Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus.” 

A preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. “Até 16 de dezembro, tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas Missas do advento. É só a partir do dia 17 de dezembro que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore.” 

A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal. “Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas a Virgem Maria, São José e o menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo da noite do Natal.” 

O presépio, enquanto “encenação”, foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas pela Virgem Maria e São José no nascimento de Jesus. A orientação para quem pretende seguir a tradição católica é não sofisticar os presépios com luzes e enfeites. 

“Costumamos dizer sempre também que é muito importante envolver as crianças na montagem dos presépios, e o ideal seria que eles fossem feitos nas próprias casas, pelas crianças, para que eles percebam o real sentido do natal.” 

Hora de desmontar 
Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis. “É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações.” 

Advento 
Um dos grandes símbolos do Natal para a Igreja é a coroa do Advento. Formada com ramos verdes e em formato de círculo, a coroa simboliza a unidade e a perfeição, sem começo e sem fim. “A coroa representa o nascimento do rei. Em cada um dos quatro Domingos do Advento uma vela é acesa. Com a proximidade do nascimento de Jesus, a luz se torna mais intensa, e é o Natal enquanto festa da luz que celebramos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!