segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Mais que decorar, devemos saber de coração!


Imagem/Montagem de Antonio Lima

Quando vi essa imagem, lembrei-me de  uma conversa que tive recentemente com uma "mãe". 

Ela dizia que a catequese deveria voltar a ser como antes, decorar as orações, os mandamentos e também tinha que ter avaliação. Que hoje em dia a mãe trabalha fora e não tem tempo pra essas coisas de ficar ensinando orações. Que isso é responsabilidade da catequese, do catequista. Que no tempo dela, ela tinha que saber de cor e salteado todos os mandamentos e também as orações.

Enquanto ouvia, meu coração disparava, quase saia pela boca. Pedia ao Espírito Santo que viesse em meu socorro, colocando as palavras certas em minha boca, pois não poderia dizer amém a tudo que ouvi e também não queria ferir.

Respirei fundo, amei aquela mulher com o olhar e comecei minha fala: então, se Deus quiser essa catequese de decoreba não voltará jamais. A catequese hoje é vista como um processo de amadurecimento na fé. E não querendo de ferir, a obrigação de ensinar as orações não é do catequista e sim da família. A criança aprende rezando. Porém, ensinamos sim na catequese todas as orações, mas se não se pratica em casa, nosso esforço é vão.  Pra nós, não importa que sua filha saiba de cor os mandamentos, mas que saiba distingui-los nas atitudes do dia-a-dia. Por exemplo, se ela sabe que não pode pegar algo que é do outro sem seu consentimento,  que isso é roubar, pra mim não importa se saiba se é sétimo ou quinto mandamento. Mas, que deve respeitar as coisas dos outros e ser uma pessoa justa. Falei sobre toda a mudança que a catequese vem passando. O papo foi longo, se surtiu efeito, não sei, fiz minha parte! Fui uma boa ouvinte e esclareci alguns pontos e me certifiquei mais uma vez: não quero de volta a catequese que essa mãe teve e cá entre nós, a catequese que dei quando comecei como catequista... Era tal qual, com direito a chamada oral de oração, prova e até bomba...

Mais que decorar, devemos saber de coração! 

Imaculada Cintra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!