quinta-feira, 4 de setembro de 2014

DINÂMICAS na catequese...


Muitos catequistas entram em contato comigo, pedindo dinâmicas para fazer na catequese. E nem sempre consigo atender. Bem que eu gostaria de ser uma espécie de 'google', para conseguir ajudar a todos, mas a coisa não é tão simples assim. Mas, vamos conversar um pouquinho sobre essa busca por dinâmicas.

A dinâmica é uma  ferramenta que podemos usar para dar um toque especial em nossos encontros, porém ela precisa ser pensada,  casada com o tema. Ela reforça, amarra, dá um impulso para que  a mensagem central do encontro fique reforçada, porém, a dinâmica não pode ser o centro do encontro. Para se chegar numa determinada dinâmica, o encontro tem que estar muito claro e definido  no coração do catequista, por isso digo que não é tão simples assim, indicar dinâmicas.

O catequista não precisa se frustrar por não fazer dinâmicas em todo encontro e nem é aconselhável, para que não fique a catequese vista como oba-oba. O catequista pode dinamizar seus encontros de várias formas, como por exemplo:
Usando de uma dinâmica própria para o tema;
Contando  história/parábola que conclua sua fala;
Pode usar de imagens de revistas ou impressas, o que chamamos de fototeca.A imagem fala;
Mudando a disposição da sala. Nada de rotina,  a mesa no mesmo lugar, com a mesma toalha, com a mesma vela, com a mesma Bíblia, com a mesma flor de plástico, com o mesmo santinho... Cadê a expectativa, o surpreender?
Pense os encontros, de forma que se sentem  não só individualmente com lugares marcados, mas também em duplas ou grupos;
Sentem-se no chão, sem se preocupar se vai sujar a roupa ou não;
(Me lembro que uma vez ,estávamos sentados no chão e de repente minhas pernas começaram a formigar, naturalmente me virei de bruços e deitei-me no chão, isso sem dizer uma só palavra. E todos foram repetindo meu gesto, sem alarde... O encontro seguiu normalmente e foi prazeroso!
Outro dia, inicie com uma música, introduzindo-os no tema do dia; 
Noutro, faça uma procissão com a Bíblia;
Marque uma visita numa casa de repouso,  faça um gesto concreto, leve um lanche, materiais de higiene;
Programe, organize um dia de lazer, para jogos, brincadeiras para extravasar as energias... Atividades assim criam uma proximidade sem igual!

Enfim, o mais importante do encontro, é que cada encontro seja um encontro com o sagrado... Que cada encontro tenha um gostinho de quero mais...Que cada encontro seja espaço, oportunidade de crescimento para o catequizando e para o catequista.

Se o catequista quer um encontro dinâmico, ele terá, pois o Espírito Santo é muito criativo, mas não é incherido, só atua se for requisitado...

Beijo grande, como eu disse no início, isso aqui é uma conversa, já falei demais, agora é sua vez... Faça isso no espaço comentários... 

Deixo abaixo um link onde poderão encontrar mileuma dinâmicas... é só vasculhar!!! Esse vasculhar toma tempo, mas faz parte da preparação do Catequista!!

https://www.catequisar.com.br/texto/dinamica/ind.htm

Tem algumas dinâmicas aqui no meu blog, vá na barra lateral em MARCADORES, procure por DINÂMICAS...


Um comentário:

  1. Oi Imaculada, ri muito com seu comentário lá no blog.
    Não estou sumida não, sempre visito este canto de aprendizado.
    Até mais e Deus te guarde!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!