segunda-feira, 12 de maio de 2014

Crítica

É bastante usual que muitas pessoas, quando vão fazer uma crítica, pedem desculpas antes de fazê-la. Dizem assim: "Você me desculpe, eu queria fazer uma crítica, mas é uma crítica positiva". É preciso lembrar que a palavra 'crítica' tem origem em um termo grego ligado à agricultura, que é criterion. Significa separar o positivo do negativo: o feijão da pedra, o arroz da palha, o joio do trigo.

Portanto, criticar significa separar o que serve do que não serve. Fazer uma crítica sempre implicará que ela seja positiva e negativa ao mesmo tempo. O que talvez as pessoas queiram dizer é "queria fazer uma crítica construtiva". Há uma diferença entre crítica construtiva e crítica destrutiva, portanto, nós estamos lidando com a intenção da crítica. Positiva e negativa ela sempre será, porque se uma crítica não separar o que serve e o que não serve, o que eu desejo e o que eu não desejo, ela não será crítica.

Sempre que desejamos criticar algo, temos que pensar em qual é a intenção: Será uma crítica positiva ou destrutiva? Quero eu ajudar com aquele pensamento crítico ou quero apenas fazer com que a pessoa criticada se sinta diminuída, humilhada?

Criticar é separar o que serve o que não serve. Se vamos fazê-lo, não precisamos pedir desculpas.

* Do livro Pensar bem nos faz bem! 
   Mario Sérgio Cortella

4 comentários:

  1. Imaculada, já que vc colocou uma reflexão de livro, de um digno autor, permita-me acrescentar algum ponto de vista a mais, não tanto desde a etimologia, mas desde o que aprendi na minha caminhada de lidar com o ver, julgar e agir de nossos habituais modos de aproximar-nos de uma realidade, herdados da antiga Ação Católica do século passado.
    Desde o passo do Arcebispo de Buenos Aires (agora Francisco) pela conferencia de Aparecida, descobrimos que a crítica, que sempre é um juízo, tem na previa um ponto de vista: desde onde olhamos? Antes do ver, para poder julgar-criticar, esta o critério para comparar. Não é o mesmo o coração de Deus que o nosso (a Deus graças...). Mais além inclusive que a intenção estão os óculos desde onde observamos a realidade... Desde a cruz, o mundo sofreu uma crítica... e desde a árvore do paraíso, outra. Ainda bem que só ressuscitou um olhar jm.


    ResponderExcluir
  2. Parabéns
    Creio que ao fazer uma critica a pessoa deve estar bem fundamentada, mas também usar de caridade, pois o universo do saber é vasto e as pessoas não estão no mesmo nível de conhecimento

    ResponderExcluir
  3. Imaculada querida, eu tenho dito ultimamente que estou em outro patamar....rsrs Tenho consciência de que fiz o meu melhor... quem vem me criticar que faça melhor... ao menos servirei de ponto de partida para alguém... mas a maioria dos críticos não fazem nada e não tem como objetivo ajudar-nos e sim mostrar com muita habilidade que deveríamos fazer melhor.... que o façam então....rsrrs Nossa Senhora da Paciência, rogai por nós!
    Beijão no seu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogai por nós, sempre! Que possamos crescer com as críticas construtivas e n~´ao valorizar tantos as destrutivas... beijos...fiquei feliz com sua visita

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!